A palavra mate deriva do quíchua matty que designa a Cuia ou seja, o recipiente onde o chá era bebido ou sorvido por um canudo (cana/bambu).

O chá da erva-mate, ou simplesmente mate, é uma bebida tradicionalmente consumida em diversos países da América do Sul. O mate é preparado por extração de folhas e ramos secos de Ilex paraguariensis St. Hil. (Aquifoliaceae) com água fria ou quente, denominadas respectivamente tereré e chimarrão, ou na forma de chá-mate a partir do produto tostado. A erva-mate tem propriedades terapêuticas importantes, como ação inibidora dos radicais livres (ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento), principalmente devido ao conteúdo de polifenóis. Além da erva para chimarrão, a erva-mate é comercializada também na sua forma tostada e tem ampla aceitação em todo o território nacional, sendo um produto genuinamente brasileiro. Atualmente é apresentado ao mercado consumidor nas mais variadas e sofisticadas formas: a tradicional embalagem contendo as folhas novas trituradas e soltas; o mate em saquinhos contendo doses individuais (“tea bags”); o mate concentrado na forma líquida; o mate solúvel; e embalagens contendo chá mate tostado pronto para o consumo, puro ou misturado com outros chás.

Os Estados da região Sul do Brasil são os maiores produtores e consumidores da erva-mate cancheada para chimarrão. O maior produtor é o Estado do Paraná por causa da existência de florestas com araucária ou pinheiro, que por sua vez é o habitat natural da erva-mate. O Estado do Rio Grande do Sul é tradicionalmente o principal consumidor de chimarrão e ultimamente tem aumentado a sua produção a partir de ervais cultivados. A erva-mate tostada, em forma de chá, possui grande potencial de penetração nos estados mais quentes do país. A região Sudeste é a maior consumidora de chá mate industrializado do Paraná, absorvendo em média mais de 60% do total da produção exportada para outros estados. O consumo de mate tostado é significativamente maior no Estado do Rio de Janeiro, onde nasceu o hábito de consumir chá-mate gelado puro ou misturado com suco de limão nas praias cariocas. Em outros estados observa-se um crescente aumento no consumo de mate tostado. Essa tendência de aumento de consumo da erva-mate é também observada em outros países como Chile, Síria, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

Fonte: Hiram Araujo FIlho.